segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rio Acre recua e alimenta a espreança de retorno a normalidade


O Rio Acre começa "vasar" timidamente, depois de manter-se estável por toda esta semana, onde aumentava 1 cm a cada 3 horas, e atingir o nível máximo de 17,64m, 3,64m acima do nivel de transbordamento (14m), hoje conforme medição da Defesa Civil, ele apresentou uma vasante de 3 cm, recuando para 17,61.
Com diminuição das águas do Purus, Rio do qual o rio Acre é afluente, as vasante dos afluentes do rio Acre, que tem como principal o Riozinho do Rola e o Xapuri, e as vazantes de mais de 4 metros ocorrido na Cidade de Xapuri, espera-se que no mais tardar na terça ou quarta feira o rio retorne a sua calha e curso normal.
Apesar de não ter atingido a marca histórica de 1997, onde o rio Acre atingiu o nivel record de 17,66. Esta em termo de proporções já é a maior enchente de todos os tempos, já que são 133.387 pessoas desabrigadas pelo transbordamento do Rio Acre, segundo informações da Defesa Cívil, isto é quase um terço da população de Rio Branco.
Com a vazante surge outro problema deixado pela águas do Rio, o lixo e a lama, a Defesa Cívil já começa a planejar a limpeza como  também a distribuir o Kit de limpeza às familias atingidas.
Oramos e aguardamos agora pra que o Rio Acre volte ao sua calha e curso normal o mais breve possível e possa assim a normalidade ser reestabelecida.

Pb Elton Dias Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário